sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pendengo!!

Finalmente saiu a desapropriação da Fazendo Pendengo, que se localiza na divisa de Castilho com Nova Independência. A Fazenda que mede mais de 4 mil hectares será divida para cerca de 250 famílias, segundo o INCRA. Conforme o Jornal Agora Notícias de (05/08/2009) a Pendengo pertencia a família Serafim Rodrigues de Moraes, a mesma de Olacir de Moraes, o ex- rei da soja, e depois de várias perícias que constataram sua improdutividade, teve sua emissão de posse divulgada no dia 03/08.

Mas diferente do que disseram alguns artigos de jornais, o histórico de conflitos e reivindicações de desapropriação da Fazenda Pendengo não se resume àpenas as duas últimas décadas. No livro "MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: formação e territorialização em São Paulo" Bernardo Mançano Fernandes fala sobre o caso da Pendengo em Castilho, onde segundo o autor (1999, p.144) por volta da década de 1950 existiu uma disputa pela área entre posseiros e grileiros e que depois de vários conflitos os posseiros acabaram expulsos do local. Conforme Fernandes o nome "Pendengo" já vem da condição conflituosa que sempre houve nessa fazenda, ou seja, é uma pendenga.
De fato, quando estive escrevendo minha monografia pude confirmar essa informação com alguns moradores mais antigos de Castilho que diziam que trabalharam nessa fazenda e que havia naquele local um grande potencial agrícola, com a existência até de uma pequena vila comercial onde os produtos que os posseiros cultivavam na fazenda eram comercializados. Ônibus levavam pessoas da cidade para trabalhar e negociar na pequena vila da fazenda Pendengo.
Portanto, mais uma vez os trabalhadores sem terra conseguiram alcançar seu objetivo, as duras penas, é verdade. Com isso transforma Castilho no segundo municipio do estado em número de assentamentos. E ao contrário de muitos, devemos ver esta condição como uma possibilidade e não como um problema.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Água encanada no bairro Beira Rio!


Finalmente o bairro Beira Rio de Castilho-SP está ganhando prestação de serviço público de qualidade, pois a Prefeitura acaba de anunciar a instalação de um poço profundo. Ou seja, agora a população daquele bairo _ que não é pequena_ pode beber água encanada captada de um único poço, o que até então, era feito a partir de poços particulares, furados nas próprias residências e que tinha na água qualidade bastante suspeita, já que não era tratada e era captada de poços que provavelmente dividiam espaço com fossas. Pena que tenha levado tanto tempo para tomarem esta atitude tão simples em um município de tantas obras.