quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nem bem retornou e já querem acabar.

Nem bem o Forró da praça retornou aos domingos castilhenses e já tem gente que defende o fim do mesmo.
Por coincidência ou não, no primeiro dia do seu retorno no último Domingo, aconteceu um caso de tentativa de homicídio próximo a praça. Isso bastou para que algumas autoridades da cidade defendessem o fim do Forró, alegando que este evento provoca de certa forma a violência.
Ou seja, o Forró seria tão e unicamente a causa e consequência de toda a violência que acontece aos domingos na praça, ou no dia-dia de Castilho.
O descaso com educação, esporte, cultura, combate as drogas, etc; teriam um papel secundário no estimulo da violência.
É bom lembrar que nos dois anos que o Forró deixou de acontecer a violência não diminuiu um milimetro.
O problema da violência do Forró da praça deve ser resolvido de outra forma e não simplesmente decretar o fim da UNICA opção de lazer da população mais pobre de Castilho que passa a semana inteira se esfolando no trabalho.
O Forró não é em si a maior causa de violência em Castilho, pode no máximo ser o local onde ela em parte se expressa. Na verdade Castilho passa por um momento em que não existe ambiente seguro para nada, mas que não deve ser visto como motivo para acabar com suas formas de lazer.
Pela continuação não só do Forró na praça, mas também pela criação de outras alternativas de lazer para a população castilhense.