terça-feira, 13 de outubro de 2009

População rejeita em pesquisa privatização da água, esgoto e lixo em Castilho.


Jovens do Proama-Programa Adolescente Ambiental de Castilho, estiveram nesta ultima quinta-feira visitando o comercio e residências de Castilho para desenvolver uma pesquisa na qual os moradores do município pudessem opinar sobre qual e´a opinião dos mesmos quanto a proposta de bastidores da política municipal em privatizar a água, esgoto e o lixo em Castilho.
Os jovens percorreram o centro comercial, e ruas do bairro Laranjeiras e após o retorno dos jovens foi ensinado aos mesmos os processos que envolvem a tabulação e sistematização das pesquisas auferidas pelos mesmos, e apresentando os seguintes resultados;
Entrevistadas 215 pessoas; transeuntes/ comerciantes/ clientes do comercio/domicilio/ funcionários públicos (Câmara Municipal) nas ruas Osório Junqueira/Jose Zahar/ Manoel Ribeiro/Praça da Matriz, com quatro equipes de jovens no dia 08 de outubro de 2009, com inicio as 14.30 h e termino as 16.30 h, tendo as seguintes questões e respostas já sistematizadas;
1)- Você já ouviu falar sobre a privatização da água, esgoto e do lixo em Castilho?
R. Sim 76% Não 24%
2)-Segundo informação da Consultoria contratada pela Prefeitura o água e esgoto em Castilho, esta semi-abandonado e a beira da falência. Na sua opinião qual a atitude que deve ser tomada para resolver o problema?
R. Privatizar 1%-Passar para a Sabesp 2%-Prefeitura aprender a gerencia 97%
3)-Você é contra ou a favor de repassar o sistema de água, esgoto e do lixo para uma empresa privada?
R. Favor 2% Contra96% Não sabe 2%
4)-Quem tem responsabilidade pela situação caótica em que se encontra a água, esgoto e o lixo em Castilho?
R.Prefeitura28% -Câmara Municipal 10%- Os dois poderes:Prefeitura Municipal e Câmara Municipal 61% - Não sabe 1%
Os jovens do Proama continuarão na próxima semana a pesquisa nas ruas do centro e nos domicílios dos bairros Nova Iorque, Laranjeiras e Leão I e II. Os resultados também serão apresentados ao Promotor Estadual, Dr. Nelson Roberto Bugalho que esta na Comissão de Gestão dos recursos que são provenientes de pagamento ambiental da Cesp no valor aproximado de 8 milhões de reais e cuja proposta de aplicação de parte dos mesmos no saneamento básico foi indicado pelos moradores de Castilho em audiência publica sobre água e esgoto do município no ultimo dia 29 de outubro.