terça-feira, 17 de agosto de 2010

...E segue em ritmo acelerado as privatizações em Castilho.


Deu no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Prefeitura prepara a venda da Fecularia.


"PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTILHOAcha-se aberta na Prefeitura do Município de Castilho, Processo Licitatório 74/10, na modalidade de Concorrência 05/10, objetivando a alienação, por venda, de uma Unidade Industrial de Fécula de Mandioca e Derivados, com capacidade de moagem de 200 toneladas/dia. Encerramento: 20 de setem-bro de 2.010, às 9 horas. O edital completo será fornecido aos interessados na Praça da Matriz, 247, na cidade de Castilho. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (18) 3741-9000, ramal 9034."




Assim, depois de assistirmos às terceirizações (privatizações) de serviços de transportes, de obras, da água e de uma infinidade de trabalhos que a prefeitura poderia muito bem estar a frente, como por exemplo, a contratação dos artistas da Festa do Pescador que foi feita por meio de uma empresa de Dracena. Segue agora mais uma obra da cartilha neo-liberal deste governo, que é a venda da Fecularia do municipio.

Mais uma vez o que se tem é a tomada de uma importante decisão sem uma consulta ou um debate com a comunidade de castilhense.
Contra esta medida defende-se a ideia de que a Fecularia deveria ser objeto de discussões da melhor coisa a se fazer com ela antes de a Prefeitura simplesmente se livrar de um importante patrimônio que poderia ser um meio de ajuda no desenvolvimento local.

Acredita-se que esta pequena empresa por ser pública, ou seja, do povo castilhense, deveria ser administrada de forma a beneficiar os maiores interessados nela, ou seja, trabalhadores e camponeses de Castilho-SP.

Para isso seria interessante que houvesse um comando desta empresa que fosse diregido por estas duas classes. Acredita-se que dessa forma esta Fecularia teria maior possibilidade de ser um instrumento de criação de empregos com ganhos que fosse voltado a quem realmente trabalha e principalmente, poderia exercer um importante papel no desenvolvimento da agricultura do municipio.
A questão pode parecer utópica para muitos, mas defende-se aqui a simples criação de uma oportunidade de se debater o assunto do que devemos fazer com este patrimônio público. O que se coloca é de vontade política de se por em prática uma medida que poderia dar muito certo.

A Fecularia tem potencialmente uma importante função na economia de Castilho, pois pode servir tanto como criadora de empregos diretos, onde seus funcionários participariam diretamente da administração desta empresa com divisão igual dos ganhos; mas também pode e deve ser utilizada para apoiar a agricultura dos inúmeros assentamentos de nosso município.

A venda da Fecularia sujeitaria suas atividades à busca dos lucros particulares/privados de seus futuros proprietários, o que causaria de um lado a exploração de seus funcionários. E de outro lado impediria um maior desenvolvimento da agricultura local, principalmente de pequenos produtores, pois levaria a especulação de preços que tendem a ser desvantajosos para o pequeno produtor rural.