quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aguapês!


Dias atrás foi noticiado que a Camara Municipal estava preocupada com a grande quantidade de aguapês que estão presente às margens do lago da usina Jupiá, no lado castilhense. São tantos que está impossibilitado o nado e os barcos a motor não conseguem trafegar em meio às plantas aquáticas.

Foi solicitado que a Cesp faça a limpeza da área, o que está se aguardando.

Mas a questão maior é a causa desse distúrbio natural, a princípio foi dito que poderia ser os desejetos proveniente das moradias que ali estão. Causa esta que foi refutada pela Econg. Para esta ong a causa maior deve ser as indústrias que estão sendo instaladas no lado sul-matogrossense, o que não explica o fato da ausência de tais plantas no lado de MS.

Este é portanto, um tema que deverá gerar muitas controversias, mas um dado que parece não ter sido levantado é o fato do aumento significativo das plantações de cana. Como se sabe esta cultura se utliza de adubos, fertilizantes e agrotóxicos em sua produção o que poderia muito bem ter causado este aumento súbito dos aguapês do lado de Castilho. Além da plantação canavieira temos em Castilho, proximo ao lago da usina Jupiá, dois confinamentos o que também é fonte de poluição por fezes de animais bovinos.