sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Privatização da água.


Nos últimos dias Castilho balançou com a noticia de que o serviço de prestação de água corre o risco de ser terceirizado. Uma audiência pública foi convocada para explicar a situação atual do município no tocante ao fornecimento da água. A principio esta seria uma aundiência feita às escondidas, pois não chegou a ser divulgada pela prefeitura ou câmara. Encarregou-se de avisar a população de tal evento o FCC (Forum da Cidadania de Castilho).

Na audiência foi apresentado um trabalho de pesquisa feita por uma empresa particular que demonstrou todas os problemas do setor em Castilho. Alguns dizem que o único objetivo de tal audiência era só este, demonstrar as falhas do fornecimento de água na cidade.

A acusação é a de que representantes da administração municipal estariam interessados em privatizar o serviço de água em Castilho, o que transformou a audiência em uma disputa ideológica, daqueles que acreditam que a solução dos problemas apresentados está na iniciativa privada e daqueles que não querem e temem a terceirização do setor.

Este fato mostrou o grande repúdio da população à ideia de terceirização (privatização) do serviço de água e esgoto em Castilho. O discurso de que o poder público é incapaz de administrar os serviços como: fornecimento de água, gaz, luz, telefone, etc; tem se mostrado efeciente apenas na teoria, pois na prática é um desleixo. A iniciativa privada tão defendida por alguns, na verdade não passa de empresários interessados em lucros.

O povo já sabe disto e conhece muito bem na prática o efeito destas privatizações. A população teme a chegada de uma Sabesp em Castilho e repudia tal iniciativa. Os ideologos que defendem tal idéia e que estão infurnados na prefeitura deveriam deixar de preguiça e interesses particulares e buscar a solução de tais problemas sem ter de doar nosso patrimonio.

Será muito mais louvável e compreensível por todos se buscarem resolver o problema da inadimplência, canos estragados, contaminação da água, falta de estrutura etc, por meio de ações próprias, mesmo que isso venha a incomodar alguns.