domingo, 30 de maio de 2010

Sobre as Terceirizações.

Nos últimos dias tem se intensificado as reclamações e as denúncias contra as prestações de serviços terceirizados em Castilho. Constantemente se observa no jornal local notícias que dão conta das inacabadas e mal construídas obras espalhadas pela cidade.
Algumas que tem chamado mais atenção é a Delegacia, que segundo o delegado do municipio é a pior de todo o Estado de SP, da qual acabou de ser construída e já necessita de reforma urgente. Temos ainda a longa e demorada reforma da creche do bairo Nova York, que conforme consta na placa da obra era para ter sido concluída em 270 dias, porém já dura quase dois anos. Isso sem falar nos problemas verificados no Portal, na praça, na Piscina Publica, etc.
Com relação a terceirização do transporte, essa mereceu uma denúncia em tribuna, feita por vereador se referindo ao abandono de pacientes em hospital da região e as constantes quebras de veículos em meio as estradas.
Agora a expectiva é quanto a reforma do Hospital da qual será feita pela mesma empresa que tem feito a maioria das obras da cidade.
Não é preciso muito esforço mental para concluir que as terceirizações destes tipos de serviços tende a levar aos resultados que estamos assistindo, pois como todos sabem ninguém faz nada de graça. Com toda a lógica que existe no mundo, é fato que vão querer de alguma forma lucrar com estes serviços, por isso que constantemente estaremos sujeitos ao uso de materiais baratos que tem tudo para ser de pior qualidade, além da precarização da mão-de-obra que será mal paga e em quantidade que melhor for conveniente para o empreiteiro. Ou seja, as demoradas obras não é nenhuma surpresa.
Deve-se estatizar imediatamente estes serviços. A própria Prefeitura deve tocar estas obras contratando frentes de trabalho para isso, como era feito antes. É a Prefeitura que deve ser responsável pelos transportes de uma forma geral, assim como é em quase todos os municipios da região, como a Ilha Solteira que renovou sua frota e mandou as favas a empresa de transportes que prestava este tipo de serviço para aquele municipio.
Fora às terceirizações feitas a partir de licitações manjadas e suspeitas. Está mais do que claro que estas Terceirizações tem trazido beneficios somente aos pseudo-empresários e empreiteiros de Castilho e região que buscam lucrar de todas as formas com a prestação de serviços importantes para a população e que a Prefeitura poderia perfeitamente estar a frente.