segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vitória histórica do Povo.




Esta segunda-feira 5 de Setembro de 2011 tem tudo para entrar para a história de Castilho. Isto porque nesta data a população castilhense fez com que sua vontade fosse respeitada.

Sob grande pressão popular a Câmara de Vereadores foi obrigada a cassar o projeto de lei que ela mesma havia aprovado. Projeto este que trata da terceirização (privatização) do serviço de água castilhense.

A sessão ordinária que pôs fim à privatização do serviço de água em Castilho foi marcada por um plenário completamente lotado pela população e por discursos inflamados da maioria dos vereadores que tentaram a todo momento se auto ressussitar politicamente com a mesma desculpa deslavada de sempre, ou seja, a de que foram enganados. Uma justificativa que, no mínimo, mostra uma grande incopetência destes vereadores na hora de decidir sobre o futuro de Castilho. (repetindo: no mínimo).

Ao que parece, o fato de terem aprovado o projeto de lei que cancela a privatização do serviço de água da cidade não irá amenizar o desprezo que a população de Castilho tem por estes vereadores. O desgaste político com o que fizeram já está consumado.

A força popular demonstrada em todo este processo de cancelamento da privatização do serviço de água (o que inclui um abaixo assinado com três mil assinaturas) é a grande responsável por esta vitória. Não fosse pela união das pessoas dificilmente estes vereadores voltariam atrás.

O exemplo está dado.


Empresa pode recorrer.

Contudo, muito provavelmente a guerra não acabou. Espera-se que a empresa concessionária irá recorrer na justiça para continuar a explorar este serviço. Logo, é bem provável que, (se o cancelamento da privatização da água for até o fim), a prefeitura terá de pagar financeiramente pela besteira que fizeram este Prefeito e estes Vereadores ao aprovarem a privatização de um serviço de suma importância para a vida das pessoas e que, sequer, foram capazes de promover uma consulta popular ou um debate sobre outras possibilidades.

Que a população não se iluda com o que aconteceu no dia de hoje e que marquem para sempre os responsáveis por toda esta dor de cabeça.


*