quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Por que os pedágios? a falácia das privatizações.

Por volta de 2009 o então governador, José Serra decidiu privatizar a rodovia Marechal Rondom sob a evidente necessidade de obras de conservação da pista desta estrada e mais ainda sob o pressuposto ideológico de falta de capacidade administrativa e financeira do Estado em continuar administrando tal rodovia.
Pois bem, até então havia praças de pedágios a uma média de 100 km e só se cobravam no sentido interior capital. Mas, após a privatização as praças de pedágios se multiplicaram e hoje a média é de um pedágio a cada 37 km, cobrando ida e volta. Segundo o site http://www.emsampa.com.br/, quem atravessa a fronteira de Mato Grosso do Sul e de São Paulo pela Marechal Rondom e vai em direção à capital paulista tem um custo de 75 reais para ir e mais 77 reais para voltar, só de pedágios.
No caso de quem mora em Castilho-SP e diariamente vai trabalhar na vizinha Tres Lagoas-MS é obrigado a pagar a tarifa de R$2,30 todas as vezes que passar pelo pedágio local. E isso para percorrer 15 km até o municipio sul-matogrossense. Na volta a coisa é ainda mais ruim, pois paga-se a mesma tarifa para poder percorrer 2 km desta rodovia, ou seja, a distância da praça de pedágio até o trevo de entrada de Castilho-SP. Um absurdo que as autoridades locais não movem uma palha contra, a não ser para fazer politicagem barata.

Todavia, quem percorre o trecho entre Três Lagoas-MS e Guaraçaí-SP percebe que tem sido feito investimentos em recapes, postos de atendimento, passarelas e pinturas de faixas, o que poderia ser uma justificativa ideológica para tantos pedágios.
Mas, ao contrário do que muitos tentam fazer crer, não é a concessionária dos pedágios que está pondo dinheiro nestas obras. Pois, na ânsia de promover suas ações, o governo estadual evidencia a contradição com o dinheiro público.
A prova de que estas privatizações são um verdadeiro engodo está nas placas à beira da rodovia, em que mostra que é o Estado o verdadeiro financiador destas obras, conforme abaixo.
Diante isso, fica a prova que estas privatizações são um verdadeiro mito, onde quem arca com os custos destas empresas é o proprio Estado com o dinheiro público. Um absurdo que deve ser denunciado a toda a sociedade paulista.




Acima: placa que indica construção de um posto de serviço de atendimento entre Castilho-SP e Andradina-SP ( na primeira imagem pode-se ver a "suntuosa" construção). Valor= R$ 613 mil (uma pechincha, não?!).


Acima: imagens de placa que mostra o responsável pela construção de passarela em Andradina-SP. Valor= R$ 1. 136 (um milhão cento e trinta e seis mil reais).

Acima, placa localizada na saída de Três Lagoas-MS e entrada de Castilho-SP (saída da barragem de Jupiá), indicando o Recapeamento da rodovia. Investimento de R$12 milhões.