quinta-feira, 17 de março de 2011

Dor de consciência pelas águas que não são mais de Castilho??


Depois de privatizarem o serviço de água e esgoto há um ano atrás, do dia para noite, ou como dizem, "na moita"; sem uma devida consulta popular, passando por cima da vontade da grande maioria. Agora, e tão somente AGORA, vereadores e prefeito que aprovaram tal iniciativa vêm a público, nos jornais mercenários da cidade e região, para dizer que não estão de acordo com o que vem acontecendo em relação aos serviços prestados pela concessionária e que estão surpresos com os resultados da privatização da qual foram responsáveis.
Dizem até que estão estudando a possibilidade de aplicar multas ou até mesmo cancelar a concessão da água municipal para a empresa "Águas de Castilho", ganhadora da licitação de privatização.

Esta claro e evidente a todos que estão tentando amenizar a revolta popular com o que fizeram. Hoje a cidade inteira reclama destes senhores e se injuriam com os primeiros resultados da privatização da água de Castilho.

As constantes faltas de água nos bairros da cidade e principalmente o elevado aumento de custo que este produto ganhou tem levado a população a uma grande insatisfação com a situação criada.

O medo de vereadores e prefeito é com a reação que tem vindo das ruas e não tem nada a ver com a qualidade dos serviços prestados, pois estamos em um ano pré-eleitoral e a cada conta que chegar à casa dos contribuintes será refrescado na memória de todos o nome dos responsáveis pelo aumento das tarifas, que é bom lembrar tem tudo para ser progressivo.

É de uma enorme falsidade e desrespeito com a inteligência das pessoas vir a público dizer que estão assustados ou até mesmo que não sabiam que a coisa iria dar no que está dando. A qualquer um vem de imediato a pergunta óbvia: Por que então aprovaram esta privatização? Não leram o projeto?

Mas nem precisavam saber na teoria o que na prática já se sabe os resultados. Basta ver o que ocorreu com as tarifas e serviços de telefone, energia elétrica e de estradas depois que foram privatizados. O resultado é que hoje cobram no Brasil as maiores tarifas do MUNDO.

Só mesmo um tolo para acreditar que alguém da iniciativa privada iria "cuidar" de nossa água sem ter algum lucro de volta.

Na época o então Forúm da Cidadania avisou e previniu o prefeito sobre este fato, mas ele não deu ouvidos.

É obvio que estão pouco se lixando para a situação criada, estão apenas preocupados em se manterem em seus cargos por mais quatro anos.
Aliás, a população tem todo o direito de suspeitar que vereadores e prefeito ganharam algo com a privatização da água castilhense, ainda mais sabendo o modo como a coisa foi feita.

Todos estes fatos só vem aumentar ainda mais o cansaço e desânimo da população com a classe política local. A grande maioria dos cidadãos castilhenses já que perceberam que em Castilho existe um grupo de oportunista formado por membros da elite deste municipio que não querem outra coisa a não ser viver dos benefícios do dinheiro público. Sujeitos que há anos, ou estão no poder, ou procuram se beneficiar do mesmo de forma indireta.
Suspeita-se que muitos deles têm feito fortuna, e não será surpresa que ao final de um determinado período deixem Castilho e vão tocar a vida com o que puderam acumular.

Não dá para esperar por heróis politicos. Dificilmente algum abençoado conseguirá reverter a situação sozinho. O que existe é um enorme jogo de interesses que envolvem forças grandiosas e que somente a união popular poderá vencer. Deve-se ter em mente que é preciso ir a luta e reivindicar as melhorias que se esperam.

PS:(o nome dessa empresa é uma grande ironia com o povo castilhense, pois agora é que as águas de Castilho já não são mais da mesma)