terça-feira, 26 de maio de 2009

As várias faces da mesma praça!

Dia 26 de Maio de 2009 é um dia que ficará marcado na memória desta geração castilhense, pois depois de quase um ano a praça foi reaberta e de cara nova. Pode-se dizer que existe uma espécie de afeto do povo desta cidade pela praça da matriz, talvez por ser o local de maior lazer da população de Castilho onde acontecem ou aconteciam a maioria dos eventos. Prova deste amor pela praça foi que nestes meses todos de reforma as pessoas nao viam a hora da reinauguração. A praça é mesmo o point mais popular da cidade e talvez por isso tenha passado por tantas modificações. Um breve estudo histórico nos revelam as varias facetas que a praça já teve. Para quem não sabe a praça já teve três formas e três Fontes Iluminadas em épocas diferentes, segundo o que foi apurado neste breve estudo histórico.


A primeira forma (ou uma das) está na foto logo acima (foto do meio) nesta época a Igreja da Matriz ficava onde hoje se encotra o coreto, aliás o nome "Praça da Matriz" já vem desta associação com a Igreja. A Fonte da foto era da época desta mesma praça (com a Igreja no meio) e foi desativada quando esta mesma praça sofreu a revitalização que deu origem à última forma que conhecíamos até o ano passado, aquela primeira Fonte foi aterrada e houve uma época que foi colocado uma TV no centro como forma de entretenimento. Mas a fonte que havia sido desativada foi reconstruída novamente nos anos de 1980 e era aquela mesma Fonte que estava parada até o ano passado. Percebemos até aqui que esta é uma história de muitos vai-e-vens que chega a ser irônico.
A ultima foto é a da praça atual, reinaurada agora. Nesta praça temos não só uma fonte, mas também uma cascata com corrégo e tudo.
De todas estas reformas ou reconstruções esta praça de agora é com certeza a mais bonita e também a mais extravagante.
Assim, podemos concluir que possivelmente a praça de Castilho é a que foi mais modificada na região ao longo dos anos, talvez por ser o local da cidade mais visitado e mais requisitado quando se tem eventos, ela seja também o lugar de maior visibilidade política em termos de obras. Resta saber se o local continuará sendo palco de eventos como: forró, carnaval, arraiá e outros, coisas da cultura tradicional da cidade; ou se servirá simplesmente como algo a ser olhado admirado e de endeusamento a quem a fez.










Nenhum comentário: