sexta-feira, 27 de abril de 2012

Animais silvestres cada vez mais confinados

Acima, Jaguatirica fotografada na vila dos operadores em Castilho-SP
Araras fotogradas no centro da cidade

No início deste mês de abril foi noticiado em vários sites informativos do país que havia sido encontrada na vila dos operadores em Castilho-SP um casal de Jaguatirica, sendo que uma delas fugiu e a outra acabou sendo capturada pela policia ambiental e levada para o zoologico de Ilha Solteira.
Este fato não é novo e tem se repetido constantemente, animais silvestres andando perdidamente por estradas, condominios e cidades tem aumentado bastante nos últimos tempos.
Um fato sintomático de que algo vem piorando na vida destes animais é o volume de maritacas, araras e tucanos que estão vindo para a cidade, aves antes quase que restrita ao campo.
Apesar da beleza é algo preocupante, por que afinal estes animais tem procurado sobreviver no urbano?
Com toda certeza isto está diretamente relacionado ao fato de áreas de reservas serem cada vez menores, o que tem confinado estes animais a pequenas porções de matas que ainda restam.
Com relação às aves, coincidencia ou não, passaram a ser vistas com maior frequência nas cidades da região depois da chegada das industrias canavieiras e de eucalipto em Tres Lagoas-MS.
A suspeita se justifica, visto que, diferente da pecuária que ainda permite a sobra de algumas árvores e a locomoção de animais por entre os pastos, no caso do eucalipto e principalmente  da cana de açúcar dificilmente se avista em meio a este tipo de plantação alguma espécie nativa de vegetação, além disso, são poucos os animais que conseguem se locomover por entre este tipo de monocultura e quando muito são esmagados pelas máquinas colheitadeiras.

Situação tende a piorar.
Esta é uma situação que tende a piorar, tendo em vista a iminente aprovação do novo código florestal que praticamente elimina áreas de preservação permanente e diminui sensivelmente as reservas legais.
Visto que ainda no antigo código florestal as regras ambientais eram invariavelmente desrespeitadas, não há duvidas que na sanha por maiores lucros o capital canavieiro e de papel e celulose irão seguir ao pé da letra o novo código e arrasar com o pouco que ainda resta de diversidade vegetal e animal na região. 

Nenhum comentário: