segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A milionária campanha eleitoral.

Eleições 2012
Em uma de suas edições do mês passado (julho de 2012), o jornal 'A Voz do Povo' traz a previsão de gastos de campanha que os candidatos a prefeito deste ano em Castilho-SP declararam ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE.
Trata-se de uma previsão, onde tais gastos de campanha podem ser menores do que o declarado, por outro lado é bom destacar que nas campanhas eleitorais no Brasil é bastante dificil o controle sob  estes valores, dos quais são comumente ultrapassados.
A matéria deste jornal informa que juntos os três candidatos preveem gastos que ultrapassam o um milhão de reais, sendo que Dr. Antonio, Joni e Fatima declararam respectivamente gastos de 800, 500 e 400 mil reais. O jornal destaca o fato de que são gastos que superam em muito o próprio patrimonio que tais candidatos  declararam (repete-se: DECLARARAM) ter.
Desta forma, há de se perguntar: Qual seria o interesse de alguém em gastar em uma campanha eleitoral uma quantia em dinheiro que o próprio salário de prefeito em quatro anos está longe de compensar?
Logicamente deve-se analisar também que estamos diante de uma campanha eleitoral que nem de longe é financiada isoladamente pelo bolso dos candidatos.

Quem financia as campanhas eleitorais em Castilho-SP?
É fato que os candidatos a prefeito em Castilho gozam de prestígio junto a muitos correlegionários, cujos interesses (nobres ou não) os levam a contribuir financeiramente com os gastos de campanha do candidato de sua preferência. Pessoas simples, gente de classe média, trabalhadores comuns, são alguns que figuram como simpatizantes de cada prefeitável, e que em uma eventual vitória possivelmente terão sua parte no bolo.
No entanto, há de se destacar que estes dificilmente conseguirão financiar os altissimos valores de gastos declarados junto ao TSE.
Mas, afinal, quem financia estas campanhas?
A experiência dos últimos anos nos dá algumas dicas. Micro empresários, donos de depósitos, de postos de gasolina, de supermercados, além, é claro, de empresas construtoras, empresas fornecedoras de material escolar e de transportes, das quais estão sempre ganhando as licitações em Castilho-SP são, por força da história que eles mesmos construiram nos ultimos anos neste munícipio, os maiores suspeitos de bancarem esta milionária campanha para prefeito.
Entretanto, esta é uma conta que no final da história quem paga é a população, a partir do momento que a Prefeitura passa a beneficiar estes mesmos financiadores de campanha por meio das inúmeras terceirizações de serviços e a distribuição de cargos de confiança em funções estratégicas.
A esperança de mudanças nos próximos anos não deve ser motivo de ilusão, assim, é preciso se manter atento com o que virá. Ao que parece as mudanças ficarão apenas em grau, ou seja, do tamanho do bolo que os parasitas dos cofres públicos continuarão a morder e que, muito provavelmente, estarão presentes no governo de qualquer uma das três opções.


Nenhum comentário: